domingo, 20 de maio de 2012

Vinhos


Algumas pessoas podem até falar que é exagero falar que a França é o melhor país de vinícola do mundo, mas nenhum outro possui tantos vinhos de excelente qualidade.

A França tem muitas regiões vinícolas em maior destaque, algumas pode até ser subdivididas em mais de 15 regiões menores.

Temos como exemplo uma ótima região e com sub-regiões para vinícolas, a Bordeaux, uma região com o maior número de vinhos de excelente qualidade, nenhuma outra região se iguala. 
A maior parte dos vinhos são Tintos, mas em algumas das suas sub-regiões produzem alguns dos melhores vinhos brancos do mundo. 
Alguns vinhos em destaque (Grand Cru, Premier Cru, etc...). Suas sub-regiões em destaque são Medoc, Graves, Pomerol, Saint Emilion e Sauternes-Barsac.

Outras regiões em destaque são:
Bourgogne, esta lado a lado com a Bordeaux, é bem difícil saber qual das duas fica com o titulo de mais famosa região vinícola da França. Estudar e entender os vinhos dessa região é uma tarefa nada fácil, afinal ela tem uma grande variedade individuais de vinhedos com estilos e técnicas diferentes.

Champagne está localizada no nordeste de Paris, ela é muito conhecida pelos seus vinhos espumantes, e logicamente sempre está relacionadas as comemorações, relações e prazeres. 
Por causa da sua localização bem no extremo norte, o clima é bastante frio, tendo uma dificuldade para o desenvolvimento das videiras, se tornando assim, muito volátil a qualidade de ano para ano. Isso explica o porque os Champagnes são feitos por assemblange (corte) de vinhos de vários vinhedos diferentes e de também safras diferentes.
Mapa Vinicolas França

No sul podemos encontrar vinhos regionais de ótima qualidade e com um otimo custo beneficio.Para conhecer melhor os vinhos franceses, é necessário experimentar e estudar os vinhos de cada uma das regiõesCada região tem a sua particularidade, não tem como você generalizar como um todo, cada região é um tipo, um gosto, um estilo diferente de vinho.


Os níveis de qualidade dos vinhos da França são os seguintes:


Vin de Table – É o vinho de mesa comum. Não traz nenhuma indicação geográfica ou de uva no rótulo. São vinhos de consumo interno, sem muita exportação. Há pouco controle sobre estes vinhos.


Vin de Pays – Indica os vinhos regionais. Fornece o nome da região, sendo que esta engloba uma área bem maior que as outras de classificações superiores. Como existe mais flexibilidade nesta classificação, alguns produtores até indicam as uvas no rótulo. São vinhos finos simples, mas que podem indicar grande valor (custo-benefício).


Vin Délimité de Qualité Superieur (VDQS) – É o segundo nível de qualidade, de cima para baixo. Significa “vinho demarcado de qualidade superior” e varia de vinhos finos simples a finos. Muitas vezes, um “Vin de Pays” que atinge maiores níveis de qualidade é “promovido” a VDQS.


Appellation d´Origine Controlée (AOC) – É o nível mais alto da qualificação. Sugere um certo estilo, mas nem sempre garante qualidade. A maioria dos rótulos fornece o nome da região no lugar de “d´Origine”. Como, por exemplo, Appellation Bordeaux Controlée, indicando que o vinho é da região de Bordeaux. A qualidade dos vinhos AOC varia de semifinos a nobres.

*  Informações dos níveis de qualidade retirados deste Site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário