segunda-feira, 7 de maio de 2012

O Croissant

Os croissants são massas amanteigadas feitos com massa folhada, utiliza farinha, fermento e bastante manteiga para folhar a massa, e leva o formato de meia lua.

O segredo de um croissant perfeito é a sua massa semi folhada, e o que faz ela ficar assim é o fermento, e o que faz a massa ficar cheia de camada é a utilização da manteiga entre as camadas de massa, que são dobradas várias vezes até que fique com várias dobras.


O croissant é conhecido pois é quase que obrigatório na mesa do café da manha de um francês, acompanhado de uma bela xícara de café fresquinho.
Para ser um croissant perfeito, ele tem que ter um belo aspecto, ser em forma de meia lua, ter uma casquinha crocante e ter uma cor bem dourada.


A lenda da criação do croissant veio quando os padeiros do século XVII ,em Viena, salvaram a população de sua cidade quando alertaram a população da invasão que ia acontecer. E para homenagear, criaram esse pãozinho com a forma do desenho que levava a bandeira de seus inimigos.


E chegou ao país quando Maria Antonieta, que veio de Viena no século XVIII, introduziu na mesa dos franceses essa bela massa que é crocante por fora e macia por dentro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário