sábado, 12 de maio de 2012

Queijos Franceses

A França é um dos maiores produtores de queijo no mundo, os mais conhecidos são Camembert, Roquefort, Brie, Emmental, Reblochon, entre outros, num total de quase 400 tipos de queijos diferentes produzidos, que chegam na mesa diariamente acompanhados de um belo vinho ou como parte dos ingredientes dando um toque especial aos pratos franceses.

Sobre alguns queijos:

O Camembert vem da região da Normandia, é vendido em caixas de madeira pra facilitar o transporte. Ele é feito de leite de vaca, é cremoso, uma cor amarelo claro, e tem a crosta em volta esbranquiçada.

Camembert

O Roquefort é feito com o leite cru da ovelha, e vem da região de Causses de l'Aveyron, de sabor acentuado e picante. a consistência dele é esfarelada e macia e tem a casca úmida.Os fungos que desenvolvem nesse queijo é verde-azulados e que dão o sabor característico no queijo.
Roquefort

Brie, tem sua superfície branca e seu interior cremoso, é feito com leite de vaca, tem sua crosta branca e macia, tem o sabor delicado, e muda de acordo com a sua maturação, quanto mais novo, mais suave é o sabor.

 O queijo camembert é um derivado do queijo Brie, por isso são parecidos.

Brie


O queijo Emmental é um queijo suíço, mas os franceses também fabricam e  tem um sabor mais adocicado.  É feito com leite de vaca e tem uma cor amarelada , sua casca é dura, contém buracos internos por causa da bactéria presente no queijo.
Emmental

O Reblochon é feito de leite de vaca que foi retido da primeira ordenha, o nome vem da palavra que significa '' ordenhar mais uma vez'', tem essa prática pois o leite que sobra fica muito mais rico.
Tem uma coloração marfim clara e um cheiro bem marcante, é fina e lisa, e contém alguns furos brilhantes e redondos.


Reblochon

O Queijo Cantal é feito com leite de vaca cru, ele é feito sem cozinhar e é prensado.
A massa é dura e compacta, e o sabor vai se acentuando conforme o tempo, leva de 3 a 6 meses para chegar a sua maturação. Tem uma cor amarela escura, com algumas manchas laranja e avermelhado.

Cantal

Queijo Comté, é um queijo francês feito de leite de vaca de duas raças nativas da região, Monthéliarde e a Simental, que levam um sabor adocicado, e o lugar em que vivem, nos pastos de montanha, dão o sabor do queijo comté.
A sua cor é um amerelo, e tem sua casca de cor amarronzada, o sabor é adocicado, e ele é um queijo duro.

Comté
Queijo Banon é feito com leite de cabra, tem uma coloração branca, e uma consistência mole.
Ele é embalado em folhas de castanheira e deixado maturar até 15 dias. Depois disso, ele adquire a cor das folhas amarronzada na parte de fora do queijo, e deixando seu aroma de castanha também.
Banon


Para mais informações dos queijos citados ou outros tipos clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário