quinta-feira, 10 de maio de 2012

Foie gras

Tem o sabor mais suave que o fígado normal do pato ou do ganso e uma consistência amanteigada, essa é a definição do foie gras.
Foie gras
Significa fígado gorduroso e levou esse nome porque a parte utilizada vem da palavra em latim ficatus, origem da palavra figo, pois antigamente as aves eram alimentadas com esse fruto

Há ainda discussão sobre o processo em que é feito o figado da ave ficar inchado e pronto pra estar nos pratos dos restaurantes mais requintados do mundo. 

O processo de engorda do animal é chamado de gavage, que significa empanturrar, onde é colocado um cano na garganta do animal, e com ajuda de uma bomba para empurrar o alimento, enche o animal de ração, para que seu fígado aumente de tamanho em um curto espaço de tempo.Há estudos que revelam que o animal não sofre stress pois a carne não altera o ph, se o animal sofresse stress devido o jeito que é alimentado, o fígado seria muito amargo e quase impossível de se apreciar

Foie gras feito de pato é chamado de ''Foies gras de canard''e o feito com o fígado do ganso é chamado de "foie gras de d'Oie", a carne sai mais cara pois não utiliza outras partes do animal, devido a carne dura da ave.

A tradição de fazer o foie gras é bem antiga, há registro de imagens de que os egípcios já faziam a gavage com frutos, hoje em dia é feito com uma ração a base de amido e gordura e deixando o animal confinado para que não gaste energia. E pelo pato ser uma ave migratória, ele tem uma capacidade natural de guardar gordura, facilitando assim a sua engorda.

Em poucos meses, os patos já estão pronto para o abate. Em até 12 vezes maior e chegando a quase 500 gramas, seu fígado já se tornou grande, macio e de uma coloração mais clara.

Pode ser servido sozinho salteado, cozido, frio ou até servido com alguma guarnição; acompanhado com carne ou  cogumelos; como patês; terrines, entre outras opções.


Algumas produções feitas com o Foie gras:



Foie gras
Terrine de Foie gras

Patê  com Foi gras

Medallions au foie gras


Foie Gras recheado

Risoto com Foie Gras






Nenhum comentário:

Postar um comentário